Medicina é no UNINOVAFAPI!

A Faculdade de Medicina é, sem dúvidas, uma grande realização pessoal e profissional para os que desejam ingressar nessa área de conhecimento. Não é a toa que se trata do curso mais concorrido nos vestibulares, e ser aprovado reflete uma conquista, o ínicio da realização de um sonho!

Para te ajudar na realização deste sonho, o  Centro Universitário UNINOVAFAPI dispõe de uma formação profissional e continuada para o futuro graduando em medicina, buscando unir o que há de mais moderno no mercado com as técnicas de tratamento recentes, propondo uma  “formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética”, tendo autonomia para atuar nos mais diversos níveis de atenção à saúde.

Assim, a formação geral do graduado em Medicina do UNINOVAFAPI, busca somar conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, oferecendo todas as aptidões necessários para o exercício eficaz da medicina.

Agora que tal você conhecer o que é a área da medicina?

O que realmente é a graduação de Medicina do UNINOVAFAPI?

Segundo a regulamentação dos cursos superiores do MEC, a graduação em medicina é a mais longa existente no País. São cerca de, no mínimo, 6 anos de formação com uma carga horária mínima de 7,2 mil horas. Mas, não é isso que vai barrar a realização do seu sonho né?

A Medicina é a área do conhecimento destinado à restauração e manutenção da saúde, sendo assim o futuro profissional precisa dispor de muita responsabilidade, pois lida diretamente com a vida humana, e um pequeno erro, por mais simples que pareça, interfere drasticamente o percurso da vida. Sendo assim, o seu principal objetivo, ao pé da letra, é “salvar vidas”, seja investigando, identificando e tratando o quadro de saúde apresentado por um  paciente.

A estrutura do curso de Medicina costuma ser diferenciada, ou seja, varia conforme a instituição que você está ingressando. Geralmente seu conteúdo é agrupado em ciclos ou séries, como por exemplo no UNINOVAFAPI, os conteúdos são esquematizados em séries, cada qual com seu respectivo módulo de componentes curriculares.

O que se aprende na faculdade de Medicina?

Uma curiosidade comum a todo iniciante de curso superior está relacionada a saber o que vai se estudar naquele determinada curso, quais são as principais disciplinas, as mais difíceis. Enfim, uma infinidade de pensamentos toma nossa cabeça, e não poderia ser diferente com a graduação em medicina.  

Como já vimos, a faculdade de medicina é umas das mais exigentes, requer muita dedicação de si, tendo em vista que as disciplinas teóricas requer um nível alto em leitura e pesquisa, já as disciplinas que envolvem as práticas profissionais exigem foco e atenção para um maior compreendimento dos procedimentos envolvidos nas atividades de laboratório. Mas, isso não deve ser entendido como um empecilho, afinal o futuro graduado em medicina precisa estar preparado para assumir os mais diversos desafios apresentados em sua área de atuação.

Nas séries iniciais do curso de Medicina são apresentados conteúdos referente às principais bases teóricas da área, como Biologia celular, Fisiologia,  Anatomia, Sistemas orgânicos, entre outras.

Com o passar dos anos, as disciplinas vão se aprofundando, e consequentemente desenvolvendo um maior dinamismo entre aluno e paciente, devido aos estágios supervisionados e disciplinas práticas que integralizam as componentes curriculares da graduação em medicina.

Mas, se por algum motivo você ainda não tem a certeza do por que cursar Medicina, continue lendo esse post.

Afinal, por que fazer uma graduação em Medicina?

Considerado um curso exigente e tido como a graduação mais longa existente no país, é de se perguntar: afinal, por que fazer Medicina, se existem tantos fatores negativos que pesam nessa escolha?

Diversas são as nuances que podem ser consideradas na escolha pela Medicina. Antes de tudo, é importante compreender que trata-se de uma escolha normal, assim como cursos de Direito, Engenharia, entre outros. Isso quer dizer uma única coisa: trata-se de uma profissão!

A graduação em medicina é belissíma para os que desejam ingressar nesta área de conhecimento. Tem gente que escolhe por status, já outros pela estabilidade financeira. Porém, fazer medicina é firmar um compromisso com o outro. Pense bem, seus esforços serão em virtude de uma outra pessoa, buscando sempre compreender as reais necessidades alheias.

Para te ajudar na escolha da medicina, que tal conhecer o perfil deste profissional?

Perfil profissional do médico?

Sabemos que a Medicina é uma profissão exigente, então requer um nível de dedicação máxima aos estudos, é importante ter em mente que lidar com pessoas requer estar sempre atualizado e informado sobre as mais diversas áreas desta carreira, desde o surgimento de uma nova medicação até a atualização de um novo procedimento cirúrgico. Assim, essa é uma das características mais importantes do perfil profissional do futuro graduado em medicina.

Mas, essa não é a única! Características associadas aos profissionais do campo da saúde envolvem inteligência e equilíbrio emocional, empatia para saber se colocar no lugar do outro, sensibilidade e uma excelente comunicação para realizar o atendimento de seus pacientes.

Entretanto, é essencial aos profissionais de medicina dispor de uma visão estratégica, pois diversas são as ocasiões que vão exigir uma tomada de decisão, já que a área da saúde lida diretamente com situações adversas.

Mas, e você sabe como anda o mercado de trabalho para os egressos de medicina?

Como é o mercado de trabalho em Medicina?

O mercado de trabalho para o médico é bem diversificado, e depende muito da área que o profissional deseja atuar. Porém, de forma geral, existem boas oportunidades para o egresso deste curso, seja em empresas como clínicas médicas, hospitais, centros de pesquisa ou até mesmo como autônomo, ou seja, através do seu próprio consultório particular.


Segundo uma pesquisa do IPEA, a faculdade de medicina  ocupa o primeiro lugar no ranking das melhores profissões do país, dentre 48 profissões analisadas, com ótimos salários, empregabilidade e previdência.

Ah, agora que você já conhece tudo sobre o curso de Medicina, não deixe a oportunidade passar. Conheça as formas de ingressar nesta belíssima profissão, inicie seus estudos e aposte no seu futuro!

 

 

 

FALE CONOSCO

Restou alguma dúvida? Entre em contato com o grupo Afya e retornaremos o mais rápido possível.