Medicina: O que é?

Medicina é a área do conhecimento ligada à saúde humana. O Médico é o profissional que atua diretamente na prevenção, identificação e tratamento de possíveis doenças.

O que faz um Médico?

De certo modo, podemos afirmar que o trabalho de um médico é de salvar vidas. Ele faz isso de diferentes formas, seja prevenindo possíveis doenças futuras, ou  identificando e tratando o paciente. Assim, podemos dizer que é responsabilidade do profissional a manutenção e restauração da saúde das pessoas de forma individualizada.

Como dito, os Médicos atuam em duas frentes. Na prevenção o foco do Médico é evitar possíveis enfermidades, ou reduzir o impacto que certos males podem provocar em cada indivíduo. Enquanto que no tratamento o objetivo do profissional é restaurar a saúde das pessoas, evitando possíveis consequências das doenças e possibilitando novamente o bem-estar do paciente.

São inúmeras as possibilidades de especialização na área de Medicina. Assim, a atuação profissional é bem variada, de acordo com o campo que você escolher. As especialidades médicas reconhecidas atualmente são 55.

Como atua diretamente com a vida humana, os médicos possuem um código de ética e conduta muito rigoroso. E o Conselho Federal de Medicina (CFM) é rígido quanto aos procedimentos e métodos utilizados por cada profissional.

Saiba mais sobre o curso de Medicina e os motivos para você também se apaixonar por essa profissão!

Por que fazer um curso de Medicina?

Além de ser uma graduação que exige muito do aluno, a duração do curso de Medicina é uma das mais longas do país. Assim, por que fazer um curso de Medicina?

Simples! A Medicina é uma das profissões mais belas que existe. Ser Médico é um constante compromisso com outra pessoa. Todo o seu trabalho será voltado para o cuidado de outra pessoa, buscando sempre compreender as necessidades e os problemas alheio.

Para te ajudar na escolha, conheça um pouco mais sobre a faculdade de Medicina!

O que se aprende na faculdade de Medicina?

Durante a faculdade de Medicina você precisará estudar muito, pois ela é um pouquinho exigente. Assim, na graduação será necessário dedicação. Existem disciplinas teóricas, que requerem muita leitura e pesquisa, até mesmo memorização, como é o caso de anatomia, por exemplo. Enquanto as disciplinas práticas necessitam de dedicação e concentração, a fim de que todos os procedimentos sejam feitos da maneira adequada.

No curso de Medicina as disciplinas são integradas, de forma que o saber é multidisciplinar, as bases teóricas são ministradas em conjunto com práticas médicas e a ética perpassa todo o curso, desde os semestres iniciais.

Com o passar dos períodos você começará a ter uma maior integração com os pacientes, são muitas as disciplinas práticas e estágios supervisionados (que na Medicina é conhecido como Internato).

Mas você pode ter certeza que todo o esforço é recompensador, conheça mais sobre o mercado de trabalho para o Médico!

Como é o mercado de trabalho em Medicina?

O mercado de trabalho para o egresso do curso de Medicina é variado e o dia a dia do profissional dependerá, principalmente, da área em que for atuar. As oportunidades para o Médico são inúmeras, ele está presente em clínicas, unidades de atendimento, centros de pesquisa, hospitais público ou particular e em consultórios próprios, por exemplo.

Pesquisa recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelou que a carreira de Médico está em primeiro lugar em relação às demais profissões, isso quando realizado comparativo referente ao salário, empregabilidade e previdência. Nessa pesquisa foram levadas em consideração outras 48 profissões.

Ainda está em dúvida sobre a faculdade de Medicina? Confira mais alguns motivos para escolher o melhor curso!

Por que estudar Medicina no ITPAC Porto Nacional?

Segundo a regulamentação do MEC, a duração do curso de Medicina é de, no mínimo, 6 anos. Assim, essa é a graduação mais longa existente no país.

A estrutura do curso de Medicina é diferente de outros, as disciplinas são integradas e interdisciplinares. No ITPAC Porto Nacional, os conteúdos são divididos em períodos, a fim de deixar o aprendizado mais didático e de fácil compreensão para o estudante.

A infraestrutura do curso de Medicina do ITPAC é perfeita para você, que deseja se formar com excelência. O corpo docente é composto por professores capacitados e altamente qualificados.

O curso de Medicina do ITPAC forma profissionais generalistas, com capacidade de atuar de maneira ética e extremamente responsável.

Ao optar pelo bacharelado em Medicina do ITPAC você estará pronto para uma carreira de sucesso!

Qual o perfil profissional do Médico?

O curso de Medicina é exigente com os alunos, mas não para por aí, é necessário também uma educação continuada, a fim de se manter atualizado sobre pesquisas recentes e inovação na área. Ou seja, é fundamental que o Médico seja uma pessoa que realmente gosta de estudar sempre.

Além dessa característica, é importante para um profissional da saúde saber lidar com o outro e as diferenças de cada indivíduo. Assim, equilíbrio emocional, empatia, sensibilidade e boa comunicação fazem parte do rol de diferenciais que são necessários para um bom Médico.

O raciocínio rápido e lógico também é importante, visto que em inúmeras ocasiões será exigido do profissional a tomada de decisão sem dispor de muito tempo.

Entretanto, muitas dessas características não precisam ser inatas da pessoa. Durante a faculdade de Medicina, elas serão trabalhadas pelos professores, de modo a formar futuros profissionais de qualidade e com atuação ética.

Agora que você já sabe tudo sobre o curso, viu como a faculdade de Medicina pode ser perfeita para você? Faça uma escolha acertada e se prepare para o futuro com os melhores profissionais! Venha para o ITPAC Porto Nacional!

 

 

 

FALE CONOSCO

Restou alguma dúvida? Entre em contato com o grupo Afya e retornaremos o mais rápido possível.