Medicina: O que é?

Medicina é uma área das ciências ligada à saúde humana. O médico é o profissional responsável por tratar doenças relacionadas à vida humana, é ele quem cuida, diagnostica e trata as pessoas doentes.

Uma área de ação prática, mas com muito conhecimento teórico, que precisa ter uma formação generalista do corpo humano, mas que também é dividida em áreas de atuação e especialização.

O médico precisa ser humano e científico, lidar com o público e estar ao mesmo tempo estudando continuamente e pesquisando novas formas de tratamento e de curas para doenças.

Ele atua diretamente com o paciente e por isso precisa saber lidar com  as pessoas e com seus sentimentos, assim como, precisa saber ler os sintomas presentes no corpo do ser humano para diagnosticar precisamente qualquer anomalia  para então, oferecer um tratamento eficiente

A medicina é uma ciência completa e que exige muita dedicação de seus profissionais, mas que oferece também um dos melhore reconhecimentos sociais e salariais do mercado de trabalho.

Como é a graduação em Medicina?

O curso de Medicina é uma faculdade regulamentada pelo MEC, com duração regular de no mínimo  6 anos e que precisa ser feito na modalidade presencial. Ainda não existe a possibilidade de se fazer Medicina a distância, isso porque é um curso que necessita de muita  técnica e prática .

A graduação em medicina mescla conhecimentos teóricos e práticos, em geral aprendido nos primeiros anos da  faculdade, com atividades práticas em laboratórios, clínicas, hospitais e Unidades Básicas de Saúde.

Em um método tradicional a parte prática seria realizada apenas nos últimos períodos do curso, mas no método inovador do IESVAP, as atividades práticas, já iniciam desde o primeiro período do curso.

O aluno que concluir a graduação de medicina precisa realizar uma prova exigida pelo Conselho Federal de Medicina para que possa atuar como médico, após a realização dessa prova o profissional pode atuar como Médico Clínico Geral.

Para atuar em outras áreas de especialidade, o formando precisará fazer uma especialização, um curso de duração mais curta e com estágio na área desejada e então poderá atuar na área escolhida, são dezenas de especializações que existem e podem ser escolhidas pelo profissional de acordo com sua preferência.

Dentre as disciplinas que deverão ser cursadas na graduação em medicina estão:

  1. Sistemas Orgânicos;
  2. Clínica Cirúrgica;
  3. Técnica cirúrgica;
  4. Clínica Ambulatorial;

Entre outras matérias que irão preparar o estudante para ser um bom médico e exercer sua profissão da melhor maneira possível, com ética e competência.

Qual o mercado de trabalho para um Médico?

O mercado de trabalho para um médico é muito amplo, é possível trabalhar em hospitais nas redes públicas ou privadas, em universidades como professor, abrir seu próprio consultório, ou trabalhar em consultórios particulares, redes de consultórios, na rede pública em posto de saúde, ou mesmo como médico familiar, e também como médico de empresas.

Além de todas essas possibilidades, ainda existe as diversas especializações que o um médico pode fazer, são dezenas, entre elas:

  • Cardiologia;
  •  Neurologia;
  •  Cirurgias;
  •  Dermatologia;
  •  Pediatria;
  •  Psiquiatria;
  •  Endocrinologia;
  •  Ortopedia;
  •  Oftalmologia;
  •  Oncologia;
  •  Geral;
  •  Traumas;
  •   Entre outras.

De maneira geral, o mercado de trabalho é bem amplo e aquecido, o salário de um médico está entre os mais altos do país, a medicina é uma das classes mais valorizadas em nosso país hoje, tanto no sentido financeiro, como no reconhecimento.

Por que fazer Medicina no IESVAP?

Medicina é um dos cursos da graduação mais difíceis  que existe, e para se formar um bom médico é necessário estudar em uma instituição de ensino que te ajude a alcançar seus objetivos.  Uma faculdade que proporcione uma metodologia de ensino que te ajude a aprender com mais eficiência, que promova o contato com profissionais renomados na área e que irão te ajudar a desbravar a carreira, que te ofereça uma estrutura laboratorial de qualidade e o mais importante, que te prepare para os desafios da profissão e do mercado de trabalho.

O IESVAP é uma instituição de ensino superior  que te oferece todas essas coisas, é uma das melhores opções de instituições  particular que vem cada vez mais se destacando na região do Vale do Parnaíba, no Estado do Piauí.

A faculdade oferece a seus estudantes alto nível em estrutura e qualidade de ensino, ela conta com todos os materiais e laboratórios necessários para uma formação profissional de excelência. Toda a formação é acompanhada por especialistas, seja dentro da sala de aula, com professores de alta qualidade e ampla experiência na área; seja fora da sala de aula, através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico.

“O curso de Medicina do  IESVAP visa preparar os futuros médicos não apenas para o conhecimento dos conceitos e das técnicas médicas, mas também e, principalmente para o desenvolvimento de habilidades e atitudes que humanizam o exercício da profissão.”

A missão da faculdade é desenvolver e disseminar competências capazes de transformar o Brasil a partir de suas regiões e para isso a instituição usa dos recursos de educação para formar profissionais humanos e capacitados, mais que técnicos eficientes, profissionais dispostos a fazer a diferença, médicos dispostos a transformar o país com seu trabalho, pesquisa e realização.

Uma missão difícil, mas que cada dia tem se tornado mais real e consistente, a IESVAP é referência de ensino de qualidade e de formação profissional e humana, nela você irá aprender a medicina de uma maneira dinâmica e muito mais próxima da realidade que você encontrará nas clínicas e nos hospitais, isso porque a IESVAP investe em profissionais que entendem o mercado de trabalho e são referências em suas áreas para acompanhar e preparar seus alunos.

Qual o perfil profissional do Médico?

O médico precisa ter um perfil de liderança, que toma a iniciativa das coisas, pois vidas são confiadas em suas mãos diariamente. Ele precisa ter empatia para entender a dor de seus pacientes e conseguir tratá-lo com precisão e humanidade.

O médico também precisa ter o controle de suas emoções, não se trata de ser frio, mas de saber manter a calma e não se deixar envolver para assim dar um diagnóstico preciso mesmo em situações difíceis e trágicas.

 

 

FALE CONOSCO

Restou alguma dúvida? Entre em contato com o grupo Afya e retornaremos o mais rápido possível.