Como é a grade do meu curso? Por que é feita para mim?

Com um projeto pedagógico totalmente alinhado à legislação da educação superior e aos atos normativos do MEC e do CNE, o curso de Medicina da FMIT conta com 12 semestres (ou 6 anos) e foi desenvolvido especialmente para você, com base em três diretrizes:

  1. Flexibilidade: o que permite que você trace sua própria trajetória ao longo do curso, uma vez que é possível escolher entre as múltiplas atividades acadêmicas que são oferecidas
  2. Interdisciplinaridade: por meio de rodas de discussão dos professores do ciclo básico com os do ciclo clínico, o curso favorece a transferência de conhecimento já adquirido para motivar ainda mais o aprendizado
  3. Contextualidade: permite que você busque um currículo adequado ao seu perfil, relacionando atividades da grade com o seu contexto social

As atividades didáticas — que integram teoria e prática — promovem, desde o início, o contato estreito com a realidade da saúde e com a socioeconomia da comunidade.

Quais os diferenciais do curso? Veja nossa infraestrutura:

Para que a sua formação médica seja de excelência, a FMIT conta com cenários de práticas de ensino que consistem nas Unidades Básicas de Saúde da região, na Unidade de Pronto Atendimento e no hospital local.

Além disso, conta com espaços de ensino-aprendizagem que dispõem das mais altas tecnologias, priorizando a qualidade de ensino do seu curso. Vindo cursar Medicina na FMIT, você também terá acesso a laboratórios de excelência, clínicas especializadas em diversas áreas, biblioteca com extenso acervo e uma infraestrutura incrível para atender às suas necessidades enquanto aluno.

Primeiros anos de curso: base sólida.

Nos primeiros anos da sua formação médica na FMIT, são valorizados os conteúdos considerados fundamentais para a compreensão do processo saúde-doença, tais como: biologia celular e molecular, bioquímica, morfologia, fisiologia, imunologia, microbiologia, patologia, semiologia, farmacologia e propedêutica.

Porém entende-se que esses conteúdos devem ser ministrados de forma contextualizada e integrada com a área clínica e a saúde coletiva, para que o processo de aprendizagem seja mais dinâmico e estimulante.

Fase intermediária: hora da prática nas clínicas.

Durante o terceiro e quarto anos, a sua carga horária de atividades práticas é ainda mais significativa, principalmente nos módulos de Clínica Integrada I, II e III, em que são previstas atividades ambulatoriais nas grandes áreas da Medicina:

  • Saúde Mental
  • Saúde da Criança e do Adolescente
  • Saúde do Adulto e do Idoso e Saúde da Mulher
  • Treinamento específico em Cirurgia Ambulatorial e Clínica Cirúrgica voltado para a atuação generalista

Últimos anos: do estágio à formação completa

No quinto e sexto anos, prepare-se para viver o estágio supervisionado de maneira intensa, no qual é priorizada a sua formação profissional e pessoal para atuação no mercado. O estágio é feito em serviços conveniados, nos níveis primário, secundário e terciário de atenção, sob supervisão direta dos seus docentes.

O curso de Medicina da FMIT tem a duração de 6 anos ou 12 períodos. Para concorrer a uma das vagas, o processo seletivo se dá exclusivamente pela nota do Enem.

Traga o seu Enem e #FaçaMedicina na FMIT!

 

Inscreva-se na Fasa vitoria da conquista

Localização e investimento

 

Por que estudar Medicina em Itajubá?

Com mais de 95 mil habitantes, Itajubá está localizada em Minas Gerais, região Sudeste do país. É uma cidade com o IDH muito alto (0,884), o que vai garantir a sua qualidade de vida ao longo da graduação. Além disso, é um dos maiores centros urbanos da região e concentra bens e serviços dos municípios próximos.

Para que você tenha ainda mais motivos para estudar na FMIT, o município de Itajubá é considerado é reconhecido nacionalmente por ter um dos melhores sistemas de Ensino Superior do Brasil. Incrível, né?

Nas horas vagas de estudo, como posso aproveitar a cidade?

Gosta de estar próximo da natureza? Em Itajubá, você vai ter contato direto com diversas cachoeiras, entre elas: Cachoeira da Serra dos Toledos, Cachoeira da Estância, Cachoeira da Pedra Vermelha, Cachoeira Grande - Bairro Lourenço Velho e Cachoeira da Peroba.

Além disso, a cidade é reconhecida pelas vastas opções para quem quer usufruir de cultura e arte. Ao longo do ano, ocorrem diversos festivais e exposições de artes plásticas, cênicas, musicais, literárias e de artesanatos. Entre os mais famosos, destaque-se o FICA (Festival Itajubense de Cultura e Arte), com mais de 100 atrações musicais, teatrais e de dança.

Investimento

Para estudar Medicina na FMIT e fazer parte do maior grupo de educação médica do país — Afya, você investirá R$ 8.500/mês. E tem mais: aproveite as facilidades de pagamento para ajudar nas suas mensalidades — ProUni, FIES, CREDITAR Universitário e Santander Universitário.

 

Inscreva-se na Fasa vitoria da conquista

 

FALE CONOSCO

Restou alguma dúvida?
Entre em contato com
o grupo Afya e retornaremos
o mais rápido possível.