Como é a grade do meu curso? Por que é feita para mim?

Com um projeto pedagógico totalmente alinhado à legislação da educação superior e aos atos normativos do MEC e do CNE, o curso de Medicina do IESVAP conta com 12 semestres (ou 6 anos) e foi desenvolvido especialmente para você, com base em três diretrizes:

  1. Flexibilidade: o que permite que você trace sua própria trajetória ao longo do curso, uma vez que é possível escolher entre as múltiplas atividades acadêmicas que são oferecidas
  2. Interdisciplinaridade: por meio de rodas de discussão dos professores do ciclo básico com os do ciclo clínico, o curso favorece a transferência de conhecimento já adquirido para motivar ainda mais o aprendizado
  3. Contextualidade: permite que você busque um currículo adequado ao seu perfil, relacionando atividades da grade com o seu contexto social

As atividades didáticas — que integram teoria e prática — promovem, desde o início, o contato estreito com a realidade da saúde e com a socioeconomia da comunidade.

Quais os diferenciais do curso? Veja nossa infraestrutura:

Para que a sua formação médica seja de excelência, o IESVAP conta com uma infraestrutura moderna e atualizada, priorizando sempre a sua vivência acadêmica como um todo:

  • Laboratório de Ciências Básicas e Morfofuncional (com laboratório de microscopia equipado com microscópios e lâminas de histologia, patologia e biologia celular)
  • Laboratório Multidisciplinar: onde funciona a embriologia com materiais próprios e peças embriológicas, laboratório de farmacologia, fisiologia, bioquímica clínica e imunologia, onde você vai ter contato e trabalhar com materiais biológicos para a realização de exames clínicos na área da saúde
  • Laboratório de Parasitologia e Microbiologia: com toda a estrutura montada para manuseio de microrganismos
  • Laboratório de Anatomia e Técnica Cirúrgica: com cadáveres, peças anatômicas dos sistemas do corpo humano e negatoscópio para as aulas de radiologia
  • Laboratório de Anatomia de Peça Seca: para discussão de casos clínicos na área de anatomia e cirurgia
  • Laboratório de Habilidades e Simulação Realística: desenvolvido para as aulas práticas de habilidades no que existe de mais moderno no processo de aprendizagem de habilidades médicas, onde você vai adquirir conhecimento da maneira mais real possível para a sua carreira médica
  • Ambulatório de Clínica Integrada: com 30 salas de ambulatório para atendimento dentro das áreas de clínica médica, saúde da mulher, saúde da criança e do adolescente, medicina de família e comunidade, cirurgia ambulatorial, saúde mental e saúde do adulto e do idoso, onde você, enquanto aluno de Medicina IESVAP, poderá realizar pequenas cirurgias supervisionadas pelos docentes. 

Primeiros anos de curso: base sólida.

Nos primeiros anos da sua formação médica no IESVAP, são valorizados os conteúdos considerados fundamentais para a compreensão do processo saúde-doença, tais como: biologia celular e molecular, bioquímica, morfologia, fisiologia, imunologia, microbiologia, patologia, semiologia, farmacologia e propedêutica.

Porém entende-se que esses conteúdos devem ser ministrados de forma contextualizada e integrada com a área clínica e a saúde coletiva, para que o processo de aprendizagem seja mais dinâmico e estimulante.

Fase intermediária: hora da prática nas clínicas.

Durante o terceiro e quarto anos, a sua carga horária de atividades práticas é ainda mais significativa, principalmente nos módulos de Clínica Integrada I, II e III, em que são previstas atividades ambulatoriais nas grandes áreas da Medicina:

  • Saúde Mental
  • Saúde da Criança e do Adolescente
  • Saúde do Adulto e do Idoso e Saúde da Mulher
  • Treinamento específico em Cirurgia Ambulatorial e Clínica Cirúrgica voltado para a atuação generalista

Últimos anos: do estágio à formação completa.

No quinto e sexto anos, prepare-se para viver o estágio supervisionado de maneira intensa, no qual é priorizada a sua formação profissional e pessoal para atuação no mercado. O estágio é feito em serviços conveniados, nos níveis primário, secundário e terciário de atenção, sob supervisão direta dos seus docentes.

Convênios

Para que você coloque em prática todo o conhecimento adquirido ao longo da sua formação médica, o IESVAP possui convênios com:

  • Secretaria Municipal de Saúde das cidades da Planície Litorânea
  • Hospital Regional de Saúde da cidade de Parnaíba (HEDA)
  • Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba
  • Hospital e Maternidade Marques Bastos
  • Instituto Práxis de Saúde da cidade de Parnaíba
  • demais hospitais da região litorânea, tornando-se um grande centro de saúde para o seu internato e para o desenvolvimento de sua residência na área de clínica médica, pediatria, medicina de família e comunidade e cirurgia geral.

Localização e investimento

 

Por que estudar Medicina em Parnaíba?

O IESVAP está localizado no norte e litoral do Piauí, na cidade de Parnaíba, próximo aos Estados do Maranhão e do Ceará, um local super estratégico para que você possa conhecer diversas partes do país. Com quase 200 mil habitantes, é um dos 4 municípios litorâneos do Piauí.

É uma cidade tranquila, que vem crescendo e se destacando na área da saúde e da educação, sendo considerada hoje uma cidade tipicamente universitária, onde você vai poder criar rede de amigos, aproveitar a vivência acadêmica e contar com todo o suporte que as cidades voltadas para estudantes dispõem.

Nas horas vagas de estudo, como posso aproveitar a cidade?

Qualidade de vida é a maior característica do local, isso porque Parnaíba conta com grandes áreas verdes e belíssimas praias, entre elas: Atalaia, Coqueiro, Pedra do Sal e a famosa Barra Grande.

Outros pontos que não podem faltar na sua lista são:

  • Delta do Parnaíba
  • Lagoa do Portinho
  • Porto das Barcas

 

 

FALE CONOSCO

Restou alguma dúvida?
Entre em contato com
o grupo Afya e retornaremos
o mais rápido possível.

Editais