Como é a grade do meu curso? Por que é feita para mim?

Com um projeto pedagógico totalmente alinhado à legislação da educação superior e aos atos normativos do MEC e do CNE, o curso de Medicina da Faculdade Santo Agostinho, em Vitória da Conquista, conta com 12 semestres com 8.250 horas de aula, e foi desenvolvido especialmente para você, com base em três diretrizes:

  1. flexibilidade: o que permite que você trace a sua própria trajetória ao longo do curso, uma vez que é possível escolher entre as múltiplas atividades acadêmicas que são oferecidas
  2. interdisciplinaridade: por meio de rodas de discussão dos professores do ciclo básico com os do ciclo clínico, o curso favorece a transferência de conhecimento já adquirido para motivar ainda mais o aprendizado
  3. contextualidade: permite que você busque um currículo adequado ao seu perfil, relacionando atividades da grade com o seu contexto social

As atividades didáticas - que integram teoria e prática - promovem, desde o início, o contato estreito com a realidade da saúde com a socioeconomia da comunidade.

Quais os diferenciais do curso? Veja nossa infraestrutura:

Para que a sua formação médica seja ainda mais completa, a Faculdade Santo Agostinho - Vitória da Conquista conta com uma infraestrutura moderna e atualizada, priorizando sempre a sua vivência acadêmica, mas também valorizando espaços importantes para o conforto e bem-estar:

  • LABORATÓRIOS DE TREINAMENTO: todos específicos para o treinamento das ciências básicas e avançadas, com manequins e próteses para a prática do procedimentos
  • LABORATÓRIOS DIDÁTICOS: ambientes físicos e climatizados, com instalações propícias ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como monitorias, aulas práticas, monografias e iniciação científica, sob orientação de docentes e monitores
  • AUDITÓRIO: amplo, confortável e climatizado, possui equipamentos de som e projeção modernos e sofisticados, com capacidade total para aproximadamente 80 pessoas.
  • SALAS DE AULAS: projetadas para acomodar até 50 pessoas de modo confortável, nossas salas são amplas, climatizadas e todas possuem equipamento de projeção multimídia.

Primeiros anos de curso: base sólida.

Nos primeiros anos da sua formação médica na Faculdade Santo Agostinho, são valorizados os conteúdos considerados fundamentais para a compreensão do processo saúde-doença, tais como: biologia celular e molecular, bioquímica, morfologia, fisiologia, imunologia, microbiologia, patologia, semiologia, farmacologia e propedêutica.

Porém, entende-se que estes conteúdos devem ser ministrados de forma contextualizada e integrada com a área clínica e a saúde coletiva, para que o processo de aprendizagem seja mais dinâmico e estimulante.

Fase intermediária: hora da prática nas clínicas.

Durante o terceiro e quarto anos, a sua carga horária de atividades práticas é ainda mais significativa, principalmente nos módulos de Clínica Integrada I, II e III, em que são previstas atividades ambulatoriais nas grandes áreas da Medicina:

  • Saúde Mental
  • Saúde da Criança e Adolescente
  • Saúde do Adulto e Idoso e Saúde da Mulher
  • Treinamento Específico em Cirurgia Ambulatorial e Clínica Cirúrgica voltado para a atuação generalista

 

Últimos anos: do estágio à formação completa

No quinto e sexto anos, prepare-se para viver o estágio supervisionado de maneira intensa, no qual é priorizada a sua formação profissional e pessoal para atuação no mercado. O estágio é feito em serviços conveniados, nos níveis primário, secundário e terciário de atenção, sob supervisão direta dos seus docentes.

O curso de Medicina da Faculdade Santo Agostinho tem a duração de 6 anos ou 12 períodos. Para concorrer a uma das vagas, o processo seletivo se dá exclusivamente pelo Vestibular.

Convênios

Além do próprio ambulatório acadêmico, no qual você vai poder fazer os atendimentos supervisionados em Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Otorrinolaringologista, Anestesia e Mastologia, é possível aprofundar os conhecimentos de maneira prática por meio dos convênios com os hospitais da cidade e de toda a região de Vitória da Conquista.

Localização e investimento

 

Por que estudar Medicina em Vitória da Conquista?

Conhecida como um polo de educação, a cidade de Vitória da Conquista conta com quase 340 mil habitantes, sendo a terceira maior do estado da Bahia. A cidade também é referência em estrutura no setor da saúde pública e privada - que tem servido de exemplo até mesmo para outros países.  

É uma cidade com transporte organizado e completo, com estação rodoviária que dispõe de linhas diárias para todas as cid

Nas horas vagas de estudo, como posso aproveitar a cidade?

Opção de lazer é o que não vai faltar, pode ter certeza. Vitória da Conquista é uma cidade que oferece diversas atrações turísticas, como a Serra do Peripiri, a Reserva Florestal do Poço Escuro, o Museu da História Política e vários monumentos arquitetônicos que nos mostram toda a história da cidade. Vale a pena conferir!

 

 

 

 

 

FALE CONOSCO

Restou alguma dúvida?
Entre em contato com
o grupo Afya e retornaremos
o mais rápido possível.