Como é a grade do meu curso? Por que é feita para mim?

Com um projeto pedagógico totalmente alinhado à legislação da educação superior e aos atos normativos do MEC e do CNE, o curso de Medicina da FADEP conta com 12 semestres (ou 6 anos) e foi desenvolvido especialmente para você, com base em três diretrizes:

  1. Flexibilidade: o que permite que você trace sua própria trajetória ao longo do curso, uma vez que é possível escolher entre as múltiplas atividades acadêmicas que são oferecidas
  2. Interdisciplinaridade: por meio de rodas de discussão dos professores do ciclo básico com os do ciclo clínico, o curso favorece a transferência de conhecimento já adquirido para motivar ainda mais o aprendizado
  3. Contextualidade: permite que você busque um currículo adequado ao seu perfil, relacionando atividades da grade com o seu contexto social

As atividades didáticas — que integram teoria e prática — promovem, desde o início, o contato estreito com a realidade da saúde e com a socioeconomia da comunidade.

Quais os diferenciais do curso? Veja nossa infraestrutura:

Para que a sua formação médica seja de excelência, a FADEP conta com uma infraestrutura moderna e atualizada, priorizando sempre a sua vivência acadêmica como um todo:

  • Centro Integrado em Saúde (CIS) formado pela Clínica de Fisioterapia; Serviço de Psicologia, Ambulatório de Nutrição, Clínica-Escola de Estética e Cosmética e pelo Centro de Atividades Físicas e Esportivas, onde os cursos da saúde se aproximam das comunidades interna e externa
  • O Centro de Desenvolvimento de Práticas em Saúde da FADEP (CDPS) possui 4 ambientes para simulação realística com a utilização de manequins para simulação de alta fidelidade. A aprendizagem utilizando simuladores é prática presente em todo o seu currículo ao longo do curso e realizada nos seguintes ambientes:
  • Laboratório de habilidades de comunicação
  • Hospital simulado
  • Laboratório de simulação realística
  • Laboratório de habilidades cirúrgicas
  • Laboratório morfofuncional

Para que você possa ir além do conhecimento adquirido em salas de aulas, centros de pesquisas e práticas laboratoriais, a FADEP oferece também:

  • Biblioteca física com mais de 60 mil exemplares
  • Plataforma virtual EBSCO
  • Plataforma virtual Minha Biblioteca

Primeiros anos de curso: base sólida.

Nos primeiros anos da sua formação médica na FADEP, são valorizados os conteúdos considerados fundamentais para a compreensão do processo saúde-doença, tais como: biologia celular e molecular, bioquímica, morfologia, fisiologia, imunologia, microbiologia, patologia, semiologia, farmacologia e propedêutica.

Porém entende-se que esses conteúdos devem ser ministrados de forma contextualizada e integrada com a área clínica e a saúde coletiva, para que o processo de aprendizagem seja mais dinâmico e estimulante.

Fase intermediária: hora da prática nas clínicas.

Durante o terceiro e quarto anos, a sua carga horária de atividades práticas é ainda mais significativa, principalmente nos módulos de Clínica Integrada I, II e III, em que são previstas atividades ambulatoriais nas grandes áreas da Medicina:

  • Saúde Mental
  • Saúde da Criança e do Adolescente
  • Saúde do Adulto e do Idoso e Saúde da Mulher
  • Treinamento específico em Cirurgia

Últimos anos: do estágio à formação completa.

No quinto e sexto anos, prepare-se para viver o estágio supervisionado de maneira intensa, no qual é priorizada a sua formação profissional e pessoal para atuação no mercado. O estágio é feito em serviços conveniados, nos níveis primário, secundário e terciário de atenção, sob supervisão direta dos seus docentes.

O curso de Medicina da FADEP tem a duração de 6 anos ou 12 períodos. Para concorrer a uma das vagas, o processo seletivo se dá exclusivamente pela nota do Enem.

Traga o seu Enem e #FaçaMedicina na FADEP!

Convênios

Para que você coloque em prática todo o conhecimento adquirido ao longo da sua formação médica, a FADEP possui convênios com:

  • Instituto Policlínica
  • Instituto São Lucas
  • Fundação Hospitalar de São Lourenço do Oeste - SC
  • Instituto Pelizzari: Palmas – PR
  • Prefeitura Municipal de Coronel Vivida – PR
  • Prefeitura Municipal de Pato Branco – PR
  • Oncorad
  • APSaúde
  • Instituto de Saúde de Dois Vizinhos – PR
  • Hospital da Cidade de Passo Fundo – RS
  • Hospital e Maternidade São Sebastião

Para ir além da graduação, a FADEP te dá oportunidades e todo o suporte necessários para a sua residência médica, além de cursos de especialização lato sensu, o que garante ainda mais reconhecimento após a sua formação.

E tem mais: a FADEP acredita que você, enquanto aluno de Medicina, também terá o interesse natural em atuar como docente do seu curso em um futuro próximo. Por conta disso, oferece oficinas e cursos para formação e capacitação de preceptores. São diversas oportunidades que só quem cursa Medicina no maior grupo de educação médica do país pode aproveitar!

 

Inscreva-se Uniptan

Localização e investimento

 

Por que estudar Medicina em Teresina?

Com mais de 81 mil habitantes, Pato Branco está localizada no Sudoeste do Paraná e é destaque em qualidade de vida, desenvolvimento econômico e social — a cidade lidera o estado em geração de emprego e renda. Próxima da divisa com Santa Catarina, a cidade localiza-se a cerca de 100 quilômetros da Argentina, numa posição estratégica no Mercosul.

Para o seu conforto como universitário, a cidade conta com o Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso, com voos regulares semanais, que vai facilitar o seu deslocamento para as demais áreas do país e, até mesmo, para o exterior.

Nas horas vagas de estudo, como posso aproveitar a cidade?

Gosta de esporte e lazer? Em Pato Branco, você vai ter contato direto com espaços que dispõem de infraestrutura de convivência e praças públicas, ótimas opções para passeios e atividades ao ar livre.  

O Parque do Alvorecer, localizado próximo à FADEP e com mais de 1 milhão de m² de área de conservação ambiental, é em exemplo que favorece a sua qualidade de vida e proporciona bem-estar, colocando os alunos sempre próximos da natureza. Outros pontos que não podem faltar na sua lista são o Largo da Liberdade e a Praça Presidente Vargas, dois lugares incríveis para aproveitar seu tempo livre.

Vou para a FADEP. Onde posso morar?

Quanto a isso, você pode ficar tranquilo! Ao redor da FADEP, existe uma grande quantidade de prédios residenciais estudantis, com lanchonetes, restaurantes, padarias e demais estabelecimentos para que você tenha todo o suporte necessário ao longo dos seus anos de graduação.

Investimento

Para estudar Medicina na FADEP e fazer parte do maior grupo de educação médica do país — Afya, você investirá R$ 8.500/mês. E tem mais: aproveite as facilidades de pagamento para ajudar nas suas mensalidades — ProUni, FIES, CREDITAR Universitário e Santander Universitário.

Inscreva-se Uniptan

FALE CONOSCO

Restou alguma dúvida?
Entre em contato com
o grupo Afya e retornaremos
o mais rápido possível.

Editais